14/05/2023

Documentoscopia: O que é e sua importância

Entenda o que é documentoscopia e seu papel na prevenção à fraude

Indira Bovolenta Indira Bovolenta
Imagem ilustrativa de um documento sendo analisado por uma lupa

Quem não se lembra de ouvir histórias sobre adolescentes tentando entrar em festas com documentos falsos? Ou de criminosos forjando documentos para fugir para outro país? 

Embora pareça coisa de filme, a adulteração e a falsificação de documentos são práticas muito comuns entre criminosos, e costumam ser direcionadas a algo um pouco mais “cotidiano”: fraudes bancárias. E é para evitar isso que entra em ação a documentoscopia.

O que é documentoscopia?

Antes de entender esse termo, é preciso primeiro entender o que é um documento. Em síntese, documento é qualquer registro de informações, conhecimentos ou fatos. Dessa forma, a documentoscopia surge como uma ciência forense especializada no estudo e análise de documentos, com o intuito de determinar sua autenticidade ou falsidade.

Subdivisões da documentoscopia

Há uma ampla variedade de documentos e cada uma precisa de alguns tipos de análise diferentes. Por isso, as técnicas utilizadas se dividem em categorias:

  1. Análise do papel-moeda e moedas metálicas

Tem como objetivo verificar a autenticidade da moeda. É, por exemplo, o que caixas de loja fazem ao receber uma nota de dinheiro. 

  1. Grafotecnia

É a análise da escrita manual e de assinaturas. Nesse exame, são analisadas características que tornam única a escrita de uma pessoa, como espaçamento, inclinação, pressão e muitas outras.

  1. Mecanografia

É a análise da escrita mecânica, ou seja, feita por máquinas de escrever e – mais recentemente – impressoras. Nesse exame, é analisado o equipamento utilizado na produção do documento.

  1. Exame de tintas

Tem como objetivo identificar e diferenciar a tinta com a qual o texto foi feito. É considerado tanto para escrita manual quanto para escrita mecânica e se baseia na composição e nas características físicas e químicas da tinta.

  1. Exame de selos

Tem como objetivo verificar a autenticidade de selos.

  1. Exame de suporte

É a análise das características do meio em que o documento foi produzido. Quando o documento é em papel, são verificadas espessura, estrutura, compatibilidade, entre outros.

  1. Análise de alterações documentais

Tem como objetivo identificar alterações no conteúdo do documento. Para isso, busca-se por rasuras, acréscimos, montagens, substituição de fotos e/ou conteúdo por meio da análise, por exemplo, de formatação do texto, fontes usadas e sobreposição de imagens.

Importância da Documentoscopia

Garantir a autenticidade dos documentos é essencial para proteger a segurança e confiabilidade das transações, bem como preservar a integridade dos processos legais e financeiros. Com o avanço da tecnologia, falsificar e adulterar documentos têm se tornado mais fácil, resultando em um considerável aumento de fraudes desse gênero. Além disso, a possibilidade de abrir contas bancárias online abre mais oportunidades para a ocorrência desse tipo de fraude. Assim, a documentoscopia desempenha um papel fundamental na prevenção e detecção de fraudes documentais.

A Who é especializada em prevenção de fraudes e oferece soluções que incluem a validação de identidade e cadastro de novos usuários e clientes de forma automatizada.

Saiba mais sobre nosso trabalho clicando aqui.