15/06/2023

Score Antifraude: A Proteção Essencial para o seu Negócio

Entenda o que é o score antifraude e como ele pode fazer a diferença nas suas operações.

Indira Bovolenta Indira Bovolenta
Imagem ilustração de uma ficha cadastral contendo algumas informações e um termômetro de score antifraude

O que é o Score antifraude? 

Score, do inglês, significa “pontuação”, e dentro do universo de prevenção à fraude, essa terminologia refere-se a uma das soluções que podem ser utilizadas para tornar os processos e operações de vendas mais seguros. Instituições de diferentes mercados utilizam essa solução. No mercado financeiro, por exemplo, bancos e correspondentes bancários, utilizam o score antifraude para decidir se é seguro ou não oferecer um empréstimo ou cartão de crédito à um cliente.  

Além de prevenir a ação de possíveis fraudadores que tentam obter vantagens econômicas ilegalmente utilizando o nome ou a documentação e se fazendo passar por terceiros, o score antifraude também é capaz de aumentar as aprovações, com segurança, permitindo a liberação do máximo de aprovações possíveis em pedidos de clientes que realmente estão realizando a transação de forma verídica. 

Como o score antifraude funciona? 

O score opera por meio de um sistema (modelo de dados) que processa automaticamente diversos dados da pessoa que está tentando realizar uma compra, uma transação ou solicitar um empréstimo, por exemplo.  

Alguns dados analisados incluem: nome, CPF, endereço residencial, e-mail, pontuação de crédito, dispositivo utilizado para solicitar o crédito, localização geográfica, hábitos de compra, etc. 

Após a análise destas informações, essas variáveis se transformam em um único número: o score antifraude. Ele dita a probabilidade de aquela operação ser ou não verdadeira. E é por meio desse resultado que a tomada de decisão sobre prosseguir ou não com a transação deve ser feita pelos gestores da empresa ou demais analistas envolvidos no processo de venda. 

As empresas podem e devem ajustar os critérios e pesos atribuídos às variáveis ao configurar o sistema de score antifraude para se adequarem às suas necessidades específicas. 

Por que utilizar a ferramenta do score? 

Segundo estudo da Serasa Experian, os brasileiros sofreram quase 3,9 milhões (3.879.869) de tentativas de fraude de identidade em 2022 e esse número vem crescendo.  

Ao utilizar o Score, as empresas podem se proteger contra fraudes e prejuízos financeiros. Além disso, por se tratar de uma solução automatizada, o score antifraude permite tomadas de decisões mais rápidas e eficientes, reduzindo o tempo de análise manual e minimizando os impactos negativos das fraudes. Ao implementar essa ferramenta, as empresas podem aumentar a segurança de suas operações, proteger a reputação da marca e oferecer maior tranquilidade aos seus clientes. 

Outra vantagem é a redução das ocorrências de chargeback, processo pelo qual um comprador solicita o reembolso ao emissor do cartão de crédito ou à instituição financeira. Isso ocorre quando o comprador contesta uma transação realizada em seu cartão, alegando algum tipo de problema, como fraude. 

Como saber se meu negócio precisa do score antifraude? 

Se você está se perguntando se o seu negócio precisa da ferramenta de score antifraude, existem alguns sinais que podem indicar a necessidade dela. Primeiramente, se o seu negócio lida com transações financeiras presenciais ou online, especialmente aquelas envolvendo altos valores ou produtos de alto risco, a implementação do Score pode ser crucial. Além disso, se você observa um aumento nas tentativas de fraude, ou prejuízos financeiros relacionados a transações fraudulentas, é um indicativo claro de que a ferramenta é necessária. 

A Who é especializada em prevenção de fraudes e oferece um ecossistema de soluções que inclui a ferramenta antifraude do Score. 

Saiba mais sobre nosso trabalho clicando aqui